CÓDIGO DE POSTURA ÉTICA DA FEDERAÇÃO DE ESPORTES ESTUDANTIS DE MINAS GERAIS - FEEMG

CAPITULO I - DOS FUNDAMENTOS ÉTICOS
Clique para ver o Capítulo I
CAPITULO I - DOS FUNDAMENTOS ÉTICOS

Artigo 1: O código de Ética da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG, definem os princípios básicos de conduta, que devem reger os eventos e atividades desportivas e administrativas da entidade, no âmbito estadual e nacional.

Artigo 2: Todos os artigos dispostos no presente código, visam representar os valores e princípios básicos da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, como entidade máxima do Desporto Escolar no Estado de Minas Gerais.

Artigo 3: O presente código tem como primórdio à tarefa de exaltar os ideais de dignidade e o espírito de cooperação, do engraçamento e de elevado espírito esportivo, que devem caracterizar a conduta de todos que fazem parte da comunidade do Desporto Escolar em nosso Estado.

Artigo 4: Todos os membros da família do Desporto Escolar no Estado de Minas Gerais, na qual situam-se, Dirigentes, Árbitros, Atletas, Técnicos e demais Colaboradores, têm o compromisso de zelar e pautar suas atitudes de acordo com os seguintes princípios básicos e éticos:
    I – Fazer cumprir e zelar pelo Estatuto da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG, reconhecendo e apoiando os objetivos, políticas e normas da entidade.

    II – Conhecer cumprir e zelar pelo cumprimento e aplicação de todas as regras, e de suas adaptações específicas, que disciplinam a pratica das diversas modalidades esportivas, quantas forem, que fazem parte do Desporto Escolar em todo o Estado de Minas Gerais.

    III – Objetivar a conquista da vitória como justo reconhecimento do melhor desempenho, respeitando-se rigorosamente o disposto nas regras, normas, regulamentos e suas adaptações em cada modalidade disputada no Desporto Escolar.

    IV – Ter sempre a observância, em qualquer situação que seja, o respeito e a consideração por Dirigentes, Árbitros, Atletas, Técnicos, Treinadores, Adversários, Colaboradores e ao Público, de modo a que sempre prevaleçam os princípios básicos do Direito e da Justiça.

    V – Defender sempre, a valorização do Desporto Escolar, em qualquer que seja a modalidade em disputa, tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade do aluno/atleta, no que também pese seu aprimoramento técnico, conseqüentemente trabalhando para seu desempenho esportivo e o princípio de fraternidade entre todos que participem do Desporto Escolar.

    VI – Fazer acatar e cumprir com a máxima seriedade, as sanções aplicadas dentro do espírito do Desporto Escolar, fazendo cumprir as Leis, Normas e Regulamentos que discipline qualquer de suas modalidades esportivas.

    VII – Reprimir com veemência a violência no Desporto Escolar, valorizando sempre a justa competição, em todos seus eventos, bem como, nas mais diversas formas de manifestação.

    VIII – Trabalhar com afinco para prevenir e desencorajar, as demonstrações de racismo ou qualquer outro tipo de preconceito, mantendo sempre o respeito às etnias, aos símbolos nacionais ou estaduais, sem se esquecer de elevar sempre, o estimulo ‘a confraternização entre os participantes.

    IX – Coibir a divulgação em tudo aquilo que disser respeito ao Desporto Escolar, de qualquer substancia que seja nociva a vida, e que causem vicio ou dependência psico-química como Cigarros, Bebidas Alcoólicas, e ainda mais as Drogas.

    X – Assegurar a honestidade e a dignidade no Desporto Escolar, assegurando sempre que será rechaçada qualquer conduta corruptível por parte de quem quer que seja.

CAPÍTULO II - DAS NORMAS DE CONDUTA
Clique para ver o Capítulo II

CAPÍTULO III - DAS RESPONSABILIDADES E DEVERES DOS DIRIGENTES E DAS INSTITUIÇÕES FILIADAS A FEEMG
Clique para ver o Capítulo III

CAPÍTULO IV - DOS DEVERES E RESPONSABILIDADE DOS ÁRBITROS
Clique para ver o Capítulo IV

CAPÍTULO V - DOS DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS ALUNOS / ATLETAS
Clique para ver o Capítulo V

CAPÍTULO VI - DOS DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS TÉCNICOS
Clique para ver o Capítulo VI

CAPÍTULO VII - DOS DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS COLABORADORES E FUNCIONÁRIOS
Clique para ver o Capítulo VII


Imprimir o Código de Postura Ética
Av. do Contorno, 2205 Floresta - Belo Horizonte/MG - CEP:30.110-009 - Tel: 31 3222.8412 - feemg@feemg.com.br